Prejuízos e benefícios dos implantes dentários

Conheça os riscos e benefícios antes de fazer seu tratamento com os implantes dentários

Dra. Bruna Lima

5/26/20251 min read

Para começar, sem dúvida, o maior benefício dos implantes dentários é permitir a possibilidade da colocação de um novo dente no lugar de um que foi perdido. Ou, já pensou perder um dente da frente e não ter nada que se possa fazer ou ainda ter que colocar algo que possa prejudicar outros dentes?

Quando falo em prejudicar, estou dizendo que sem os implantes, que são parafusos colocados no próprio osso, as pontes fixas precisam do desgaste dos dentes de apoio e as pontes móveis, se não forem feitas corretamente, podem desgastar e até amolecerem os dentes onde forem apoiados.

Porém, é importante destacar que os implantes foram feitos para serem colocados no lugar onde faltam dentes e não para substituírem dentes sadios, que precisam às vezes de algum outro tratamento que não a extração, como um tratamento de canal, por exemplo. Pois mesmo sendo um tratamento muito seguro, o implante dentário não é melhor que um dente natural, por inúmeras razões:

1: Os dentes naturais possuem inervações que conferem sensibilidade aos dentes, que são uma proteção para a mastigação, pois ajudam a identificar, por exemplo, quando um alimento é muito duro.

2: Os implantes não possuem ligamento periodontal, uma “pele” que fica entre o dente e o osso que funciona como um amortecedor, dissipando forças excessivas.

3: Assim como os dentes naturais, os implantes também podem inflamar, e por isso, eles também precisam de uma manutenção tanto em casa, na higiene do dia a dia, quanto nas consultas de acompanhamento com o dentista.

Então, quando bem indicados e feitos por profissionais que entendam do assunto, os implantes oferecem resultados excelentes.

Fonte: Canva